quarta-feira, 14 de outubro de 2009

SALVE 27 DE SETEMBRO

Havia trocado o dia pela noite pela terceira vez consecutiva. Isso me incomodava profundamente. Não tinha saído de casa e nem bebido em nenhum desses dias, apenas ficava acordado a noite toda, sóbrio e sem ter o que fazer. Saí de casa procurando um bar onde pudesse almoçar e depois tomar uma cerveja. Ainda não era verão, mas o calor estava insuportável. Pedi um frango assado e um refrigerante, não consigo beber enquanto como, e comi meio sem vontade. Terminei o refrigerante e pedi uma cerveja. Realmente uma cerveja faz toda diferença.
As ruas estavam lotadas de crianças correndo pra todo lado. Todo o ano é assim, dia vinte e sete de setembro é o dia das crianças no subúrbio, é dia de Cosme e Damião. Não me incomodei com a gritaria, ao contrário, me enchi de bom humor. Acho que minha primeira memória de infância, onde sou totalmente autônomo, é de num desses dias. Lembro-me de estar com uma matilha de amigos, todos com mochilas nas costas e sacolas nas mãos, perambulando pelas ruas atrás de doces, e com sorte um brinquedo ou outro. Saía de casa pela manhã e só voltava à noite.
Comecei a refletir sobre a importância desses dias na minha criação. Como aquela liberdade era necessária para expandir meu território pelo bairro, e ser respeitado pelos colegas. De fato, tem lugares do bairro que só fui quando criança, exatamente para correr atrás de doces. No fim do dia, o inventário da jornada e o orgulho da quantidade absurda de doces conseguidos. Lembro que jogávamos as sobras fora somente no natal. Poucas felicidades me parecem tão importantes como essa.
Penso no Rio de hoje e as ruas já não estão cheias como aqueles tempos. Na minha época não havia tantos evangélicos. Sorri. Como ainda estava na primeira cerveja, percebi que são duas privações estúpidas, as que alguns desses religiosos se impõem. Na infância as crianças evangélicas percebem que nunca serão tão felizes quanto as outras. Estão proibidas de participar daquela magnífica orgia de liberdade e doces. Como isso me parece idiota. Deve ser terrível ouvir a gritaria e não poder tomar parte. Os doces são o de menos.
A outra privação estúpida diz respeito á cerveja. Talvez “Cosme e Damião” seja só um treinamento. Terão que viver a vida inteira passando pelos bares e achando aquilo pecaminoso. Possivelmente eles ouvem as mesmas vozes da balbúrdia infantil de setembro, toda vez que passam por um bar. Duvido que deus, ou o que quer que seja, ligue para esses pequenos prazeres.
Acho que fui pouco generoso com meus vizinhos evangélicos. Ainda considero a privação estúpida, mas poderia ser bem pior. Peço a segunda cerveja e penso no outro lado da cidade. Nas crianças entulhadas nos prédios e com seus joguinhos eletrônicos e suas brincadeiras solitárias. Nem a gritaria eles ouvem. Não sabem o que é “Cosme e Damião”. Crescerão sem conhecer o bairro e os vizinhos, serão adolescentes presos aos amigos da escola e ao papai buscar no fim da festa, e pior ainda, serão homens que não saberão o que eu senti quando abri a primeira cerveja. Aleijados.
Aos meus vizinhos evangélicos peço desculpa pela minha grosseria. Realmente é muito melhor ser um evangélico abstêmio do que um playboy bêbado. Ao pessoal do outro lado da cidade está vetado esse maravilhoso convívio. A vocês, todo ano tem “Cosme e Damião”, todo dia tem bar aberto. Estarei esperando por vocês. Tenho certeza que por isso deus não nos castigará. Deixem seus filhos irem pra rua de mochilas, e venham que ainda estou na segunda cerveja.    
  

9 comentários:

  1. Vc acaba de adquirir uma fã de suas palavras!
    Favoritado, com ctz!
    Parabéns, carioca!!!

    Beijos, Cris

    ResponderExcluir
  2. Pior q aqui em Portugal não consegui ganhar nem um suspiro! E depois se dizem católicos, esses lusitanos de merda! Viva Maitê Proença!

    ResponderExcluir
  3. ah, um infancia evangélica, mesmo assim ganhava doces viU!
    rsrs

    mais um bom texto!

    xeru pra tu!

    ResponderExcluir
  4. Dessa vez vc adotou um estilo que não condiz mto com a proposta inicial. Na verdade esse texto poderia estar postado no Globo, na coluna do Xexéu.
    De qualquer maneira, foi mto bom. Consegui me entreter. E ler coisas mto sujas toda semana pode fazer mal à saúde do público. Esse texto-refresco veio em boa hora.

    Aguardo...

    ResponderExcluir
  5. Bem...confesso que adorei esse conto..veio à tona as lembranças de infância, onde não se tinha nenhum tipo de preocupação.a única preocupação era: será que meus amigos vão chegar pra brincar? Será que meu pai vai comprar aquele presente que eu tanto quero? E por ai vai..coisas bobas que nos deixavam tristes se não viesse a acontecer (risos).
    Você tocou em um ponto interessante: EVANGÉLICOS.. afirmo que é bem tenso esse assunto....Usos de usos e costumes são vistos de diversas formas pelos evangélicos, alguns os vêem como bons costumes, outros como uma nova lei dada aos crentes, outros como costumes escravizantes e outros como forma d manter a “identidade” da denominação (que não é o nosso caso).
    Certo que a maioria das religiões tem um viés materialista. As pessoas sempre rezam com o objetivo de pedir e receber algo. A diferença é que os evangélicos assumem essa faceta sem se envergonhar.
    A religião evangélica é um sistema capitalista das religiões antigas, creio que pregam a mesma coisa mas você precisa investir para que eles possam te dizer o que você quer ouvir.
    Olha, eu acredito em Deus...e em todos os santos...
    Acho que os evangélicos são muito críticos...eu sou da seguinte opinião: você quer seguir uma religião? Siga-a, mas não queira me impô-la como sendo verdadeira e a única (e isso os evangélicos são craques em fazer). Dizem que se a gente não seguirmos as doutrinas deles a gente vai parar no inferno (risos).
    Mas..como temos o livre arbítrio...seguimos o que queremos tendo que respeitar a crença de cada um.

    Bem..acho melhor parar por aqui..(riso)

    Xerinhoo!!!

    ResponderExcluir
  6. Ah muleke!
    Nascida e criada no glorioso bairro de Bonsucesso no subúrbio do Rio e como todo ano, vou comemorar o dia de São Cosme e São Damião lá com minha família que "dá" doce. Nossa, as ruas eram "infestadas" de crianças mega serelepes que corriam de um lado ao outro com mochilas e sacolas super cheias de doces, bolas, bonecas ... Só não corri com a minha irmãzinha para pegar doce com ela, pois estou grávida e ela é diabética, mas antes era mó festa. Não tenho religião, mas fui nas festinhas da umbanda, candomblé, católicos, e ainda pedia licença ao Erê da minha avó quando pegava um doce dele. Realmente não vi crianças atrás de doce na Tijuca. Evangélicos e Crianças High Tech realmente não tem essa parte da infância tão gostosa que é correr atrás dos doces de São Cosme e São Damião ... doce é doce e ponto final! Fujones, adoro seus textos!! Bj, Rebeca

    ResponderExcluir
  7. Droga! zoa não mané... minha maldita criação evangélica não me deixou pegar doces (pq são consagrados aos santos- ou seja- diabo, segundo os evangélicos). Por isso é que hoje em dia eu bebo tanto!!!
    Alías minha criação evangélica surtiu muito efeito: sou ateu, libertário, beberrão e maconheiro! e ainda conheço as sagradas escrituras pra poder zombar delas!!!
    Mas uma coisa é verdade: as crianças de hoje em dia são todas nerds, num zoam nada, num fazem merda, num quebram vidraças, aí crescem com toao sua tecnologia, video games caros, mp12, mp3 ,mpcaralhu e vão tacar fogo em índios e mendigos e bater em empregadas e prostitutas. brilhante geração. é só vc olhar os joelhos das crianças: são todos lisinhos sem nenhum arranhão!!!

    (markito)

    ResponderExcluir
  8. Ainda me lembro correndo com a cara suada, as canelas russas e descalço... Às vezes esquecia o chinelo, noutras arrebentava. Até que as Havaianas de hj duram bem mais! rs Nem almoçava! Pra que? Com tantos doces, afinal...rs
    Tudo bem que cresci, ainda tenho as canelas um pouco russas (rs) mas a cara não tão suada. Felizmente tem a cerveja pra refrescar! rs

    PS: meu primo atentado é evangélico e quando mais novo comia doces. Minha tia proibia, mas ele roubava das outras crianças.
    Que filho da puta! hauhauahauahauh

    ResponderExcluir
  9. EVANGÉLICOS...
    incrível acho que posso ser considerada como evangélica, será?
    Se ser Cristã é viver segundo as escrituras acho que sou culpada!
    Meu querido acho que sou a unica "evangélica" que você conhece e que não se enquadra no conceito que tem sobre nós cristãos.
    Um enorme beijo dessa menina que só te conhece por conta desse evangelho que você parece não gostar!!

    (Preciso assinar ou você sabe quem sou?)

    ResponderExcluir